Qual o papel dos responsáveis na educação dos filhos e como participar mais?

papel dos responsáveis na educação
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

É na escola onde o estudante encontra um ambiente fértil para o seu crescimento e o desenvolvimento das suas habilidades, entretanto, os responsáveis também têm um papel fundamental na sua preparação.

Acompanhar de perto o desempenho escolar é o papel dos responsáveis na educação dos filhos, porque os pequenos se sentem mais seguros com esse apoio, muito além do comparecimento à escola em dias de reunião ou evento.

Você também está em dúvida sobre como ampliar a participação na vida escolar dos seus filhos? Pois o objetivo deste artigo consiste em fazer uma reflexão a respeito da relevância dos responsáveis na educação das crianças. Continue a leitura e vamos, juntos, encontrar respostas para uma série de questionamentos!

Por que os responsáveis devem se envolver na educação escolar dos filhos?

Em momentos como a mudança de escola, por exemplo, alguns estudantes podem ter um pouco de dificuldade com as adaptações que isso implica. Com isso vem a importância do papel dos responsáveis em passar segurança e influenciar positivamente os filhos em relação ao ambiente escolar.

Quando as famílias incentivam os estudos e apresentam as diferentes oportunidades que eles oferecem, o estudante tende a melhorar o desempenho e o relacionamento dentro e fora da escola.

Quanto mais forte a presença, mais os responsáveis saberão a respeito dos seus filhos, incluindo possíveis dificuldades escolares. Tal entendimento é essencial para oferecer o suporte necessário.

Como aumentar a participação e melhorar esse papel?

A escola é o início de uma jornada na procura por conhecimento. Aspectos como disciplina, atividade coletiva, cumprimento de horários, respeito aos colegas e aos mais velhos, por exemplo, começam já nos primeiros anos de alfabetização.

Cabe aos responsáveis a consciência de que não apenas os professores devem ser encarregados de motivar os estudantes na dedicação aos estudos. O papel deles na educação dos filhos precisa dar sequência ao trabalho realizado na escola para fortalecer laços e tornar o aprendizado uma experiência agradável.

Quer saber o que fazer para ter uma participação de fato efetiva na vida escolar dos seus filhos? Trouxemos algumas dicas para aplicar e seguir no dia a dia. Confira!

Ajudar na realização das tarefas de casa

Tire um tempo para ajudar na resolução das questões mais difíceis e na fixação de um conteúdo — é um momento entre responsáveis e filhos que eles verão como complemento, e não dever de casa.

Oferecer apoio

Muitos estudantes veem a escola como uma segunda casa, onde passam a maior parte do dia e se sentem acolhidos. Mas não significa que não sintam cansaço, nem a vontade de brincar e deixar os estudos de lado.

Quando perceber tal comportamento, não repreenda. Ao contrário, seja um apoiador e incentivador da coragem, da capacidade e da inteligência.

Diga que é normal e que é possível substituir os estudos pelos brinquedos, desde que o tempo seja compensado com maior empenho no dia seguinte.

Perguntar como foi o dia na escola

Demonstre interesse nos acontecimentos e vivências dos pequenos durante o período passado na escola. Ser ouvido é fundamental para qualquer ser humano, seja criança, jovem ou adulto.

Deixe que falem sobre professores, colegas, hora do lanche etc. Expressar os sentimentos em relação à escola possibilita que eles relembrem fatos relevantes para o aprendizado, como a descrição da aula prática ou a apresentação de um trabalho em grupo.

Adotar rotinas saudáveis

Bons hábitos culturais, naturais e alimentares devem ser adotados para criar uma rotina saudável. O modo de vida familiar influencia na forma como a criança e o adolescente vivenciam a escola.

Leve as crianças a museus, teatros e eventos ao ar livre. Assim eles terão contato com diversos assuntos relacionados a disciplinas como História, Geografia, Biologia e Literatura, o que pode ser benéfico e facilitar a participação nas aulas da escola.

Dar exemplo

As crianças nascem curiosas e evoluem pelo exemplo, sobretudo, daqueles com quem convivem dentro de casa. Se a preferência é por livros em vez da televisão e do celular, conte histórias para seus filhos e possivelmente eles despertarão o gosto pela leitura.

Continuar estudando, seja um idioma ou um curso livre, faz com que os pequenos sigam o exemplo e desejem aprender continuamente algo novo. A evolução do aprendizado depende de um ambiente instigante, no qual os responsáveis consistam no reflexo do que os filhos pretendem se transformar.

Promover reflexões

Quando se tem filhos em idade escolar, muitos temas podem virar pauta de debates e reflexões. Logo, o papel dos responsáveis na educação das crianças também é promover momentos de perguntas, com os pequenos expondo visões e falando como agiriam caso estivessem vivenciando determinada situação.

Introduzir assuntos da atualidade ou abordados na escola é uma maneira de ajudar os filhos a melhorar o entendimento, desenvolvendo a capacidade analítica sobre os fatos.

Definir limites

Dar liberdade de expressão e escolha para aprender da forma preferida é essencial. Isso ainda auxilia na criação de métodos adequados de participação na educação escolar, mas não deve ocorrer sem a imposição de alguns limites.

Como na vida adulta, as crianças precisam de horários e obrigações. Exceções exigem tratamento de verdadeiras exceções. Se os filhos têm dever de casa para entregar no dia seguinte, a menos que finalizem a tempo, o ideal é suspender brincadeiras momentaneamente.

Um bom diálogo, com a aplicação de regras e conceitos bem argumentados, mostra que tudo na vida requer algum sacrifício.

O comportamento familiar ajuda a escola, pois os estudantes entendem que os limites se estendem também aos ambientes externos e que suas ações precisam respeitar o espaço do outro, para que todos convivam em igualdade.

Antes de escolher onde matricular seus filhos, busque informações e analise as características da escola. Uma boa escola deve apresentar diferenciais de compromisso com a educação, utilizando uma metodologia moderna e atrativa.

Embora o papel dos responsáveis na educação dos filhos figure como ponto alto de contribuição para torná-los estudantes aplicados, é vital considerar o fato de que uma escola de qualidade consiste em, substancialmente, um caminho efetivo para alcançar tal objetivo.

Gostou do post e quer estimular o desenvolvimento do seu filho? Convidamos você a entrar em contato conosco para conhecer o trabalho e os diferenciais da Escola Vereda!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário