Descubra agora o que é a BNCC e por que é importante segui-la

o que é a BNCC
7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

BNCC é a sigla para Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação (MEC). Trata-se de um documento que estabelece regras e determinações para a aprendizagem essencial que deve ser trabalhada nas escolas. A BNCC vale para instituições públicas e privadas, contemplando Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

É fundamental que os estabelecimentos de educação sigam a normativa para construir uma grade curricular adequada às recomendações. A ideia consiste em garantir que todos os alunos tenham acesso ao direito ao ensino e que seu desenvolvimento aconteça de forma condizente ao nível de escolaridade.

Por isso, na hora de matricular os filhos na escola, é importante que os pais prestem atenção e analisem se a instituição segue todas as orientações. Quer saber mais sobre o que é a BNCC e por que é importante cumprir a cartilha do MEC? Continue a leitura!

Objetivo da BNCC

A intenção da BNCC é regulamentar e normatizar o ensino do Brasil. Isso se dá a partir da promoção da igualdade do sistema educacional, contribuindo para que alunos de todos os cantos do país consigam acessar educação de qualidade e formem uma sociedade igualitária, democrática, justa e inclusiva.

O documento atende à LDF, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), sancionada em 1996, que determina que o governo federal, “em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, deve elaborar competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”.

História

A partir de 2015, a BNCC passou a ser elaborada pelo Governo Federal em parceria com mais de 100 especialistas em educação indicados pelas secretarias de educação e universidades. O processo para prever todo o conteúdo do documento foi longo, mas essencial para a padronização do ensino no Brasil.

Durante aquele ano e o seguinte, aconteceram várias consultas públicas para chamar a população a participar da construção das diretrizes; foram mais de 12 milhões de sugestões enviadas ao MEC.

Em 2017, então, as contribuições terminaram e a última versão do texto foi encaminhada ao CNE (Conselho Nacional de Educação), órgão responsável por regulamentar o sistema de ensino brasileiro. O CNE também desempenhou papel relevante por orientar as instituições quanto à implementação da BNCC.

Importância

A BNCC é fundamental para instaurar a obrigatoriedade da organização do conteúdo curricular nas escolas brasileiras. Pensando nisso, o projeto determinou as competências que precisam ser desenvolvidas nas três fases do ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Mas a ideia não é engessar o conhecimento: o projeto contempla as diferenças locais, permitindo que as escolas trabalhem conteúdos pertinentes à região e à cultura de um determinado local.

Os pilares do currículo

A BNCC aponta que o currículo se preocupe com dois pilares:

  1. a construção de um currículo baseado no desenvolvimento de competências, ou seja, habilidades que vão além das teorias e que devem ser explicadas na prática e contextualizadas na realidade do aluno.
  2. a educação integral, que fala da importância do desenvolvimento humano para o aprendizado na escola.

A BNCC, então, desenvolveu e dissertou sobre os objetivos educacionais, distribuídos em dez competências gerais separadas por áreas do conhecimento. Sendo assim, o documento é importante para que o aluno se desenvolva de forma integral e preparado para dificuldades emocionais e profissionais do futuro.

Depois das competências, de forma hierárquica, aparecem as habilidades, que descrevem as primeiras de maneira mais detalhada e as relacionam a objetos de conhecimento. Estes, por sua vez, são organizados em temas e contextos. A partir daqui, há a separação por ano escolar.

Competências que devem ser desenvolvidas

Há dez competências gerais definidas na Base Nacional Comum Curricular. Para conhecer ao certo o que é a BNCC, vale lembrar que determinadas qualidades precisam começar a ser desenvolvidas desde os primeiros anos de ensino. Veja abaixo quais são elas, na íntegra, de acordo com o documento oficial.

1. Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Pensamento científico, crítico e criativo

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo investigação, reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Repertório cultural

Valorizar e fruir as inúmeras manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Comunicação

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Cultura digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Trabalho e projeto de vida

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentação

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns. Tudo isso, entretanto, deve respeitar e promover os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Autoconhecimento e autocuidado

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Empatia e cooperação

Exercitar empatia, diálogo, resolução de conflitos e cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos. Vale ressaltar o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Responsabilidade e cidadania

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Conforme observamos, as competências colaboram para que o aluno se desenvolva por completo. A ideia é que ele seja mais do que um bom exemplo de estudante, mas também um cidadão consciente de seus atos e com empatia pelo próximo.

A Escola Vereda se preocupa com as habilidades e valores encontrados na Base Nacional Comum Curricular, por isso destaca a relevância de saber o que é a BNCC. Sendo assim, no projeto educacional da instituição, os profissionais procuram exercer, ensinar e contextualizar os conhecimentos de acordo com cada realidade.

Agora que você está por dentro da importância deste documento, que tal entrar em contato com a gente? Veja como a Escola Vereda tem um currículo 100% condizente com a BNCC e pode contribuir com o futuro e a cidadania do seu filho!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário