Mindfulness na educação: entenda o que é e como aplicar essa técnica
Controlar a mente, trazendo-a ao momento presente, figura como uma das vantagens da prática da atenção plena, ou mindfulness. Essa técnica já é muito utilizada por adultos e, devido a seus benefícios, vem ganhando força nas escolas para ajudar as crianças no domínio das próprias emoções.
Uma pesquisa divulgada pela Revista Educação revelou que a prática da meditação produz alterações na estrutura e no funcionamento do cérebro, trazendo benefícios para a criança e também para o seu ambiente social.
Agora que já percebeu a importância do mindfulness na educação, continue a leitura para entender o que é e como aplicar essa técnica!
Afinal, o que é mindfulness?
A técnica do mindfulness pode ser entendida como uma metodologia que se vale da respiração e dos sentidos (tato, olfato, etc) para manter a atenção no presente, treinando a concentração e elevando a consciência.
Assim, esse tipo de meditação tem como objetivo fortalecer as conexões cerebrais, sustentando-as com maior efetividade, o que gera melhores resultados, inclusive para a aprendizagem.
A prática teve início na década de 70, quando o biólogo americano Jon Kabat-Zinn criou o Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness. Com isso, ela começou a ensinar técnicas contemplativas para pacientes com dor crônica nas costas e na cabeça, na Universidade de Massachusetts.
Suas experiências foram divulgadas apenas em 1982, e, desde então, várias pessoas as usam a técnica para manter a concentração no momento presente e aliviar problemas como estresse e ansiedade. Daí a tradução do termo para “atenção plena”.
Mindfulness não tem idade
Ao contrário do que muitos imaginam, a prática do mindfulness pode ser feita por pessoas de todas as idades, de crianças até idosos, desde que se proponham a se concentrar alguns minutos do dia. Além disso, ela deve ser diária, e pode começar com dois ou cinco minutos, a depender da idade da criança. À medida que for se adaptando à técnica, esse tempo pode ser aumentado.
Quais os benefícios do Mindfulness para o ambiente escolar?
O mindfulness na educação traz diversos benefícios para as crianças. Isso porque elas tendem a dispersar a atenção com facilidade, e a prática desse tipo de meditação é uma forte aliada para estimular concentração.
Ao longo do tempo, ainda ajuda na socialização das crianças, desenvolvendo competências como empatia, senso de coletividade, resiliência, entre outras.
Aplicação nas escolas
O mindfulness pode ser aplicado de forma prática no dia a dia escolar. Isso acontece por meio de:
- meditação;
- controle da respiração;
- escaneamento corporal, para melhorar a concentração e produtividade.
Assim, com essas técnicas, a escola auxilia os estudantes a estarem conscientes dos seus pensamentos e emoções, influenciando positivamente na maneira de lidar com os desafios que surgem ao longo do seu crescimento.
Além disso, o mindfulness na escola otimiza os resultados de aprendizagem e pode auxiliar no desenvolvimento de outras habilidades importantes para a vida adulta.
Se gostou do artigo, aproveite a visita ao blog e siga a Escola Vereda nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!