Entenda a importância da família no desenvolvimento saudável das crianças
A família é o centro do universo dos filhos e de quem eles vão buscar as primeiras referências, principalmente na infância. As vivências nessa fase são fundamentais para o seu desenvolvimento e interferem na formação da sua identidade.
Assim, para um crescimento saudável na infância, os familiares devem estar atentos a aspectos emocionais e sociais do dia a dia, que envolvem, por exemplo, o desempenho escolar, o convívio com outras crianças, e outros pontos relevantes que iremos abordar ao longo deste texto. Acompanhe e faça uma boa leitura!
Como os responsáveis influenciam no comportamento e desenvolvimento das crianças?
A convivência familiar da criança, também chamada de socialização primária, é vital para os processos de socialização que irão acompanhá-la na adolescência e na vida adulta. É durante a fase da socialização primária que o indivíduo incorpora as principais normas sobre as relações pessoais e os valores que irão levar para toda a vida.
Com as primeiras regras, as crianças começam a aprender sobre convívio social. Neste contexto, os responsáveis podem desempenhar o papel de orientar os seus filhos e incentivá-los a construir os combinados para uma boa convivência em casa. Assim, contribuem para o desenvolvimento de habilidades importantes como a organização, o senso de coletividade e autoconfiança.
Alguns exemplos são o estabelecimento de horários para os estudos e para as refeições, orientações sobre os cuidados com a higiene pessoal, acordos sobre a organização dos brinquedos, entre outros. Sempre transmitidos por meio de um diálogo compreensível e encorajador.
Em contrapartida, a falta de diálogo e o estabelecimento de regras sem a contribuição e o acordo de ambas as partes, filhos e responsáveis, a educação familiar pode levar ao desenvolvimento de baixa autoestima e dificuldade de sociabilização.
Qual a importância das relações familiares saudáveis?
Uma educação familiar que incentiva os filhos a evoluírem de modo saudável resulta na formação de indivíduos capazes de se comunicar de forma clara e constante, enquanto filhos expostos a críticas negativas podem ter mais dificuldade para desenvolver autoestima e confiança.
Momentos de lazer também consistem em pontos-chave para o desenvolvimento saudável da criança, já que são oportunidades para exercitar o convívio e demonstrações de afeto. Além disso, as relações familiares são importantes para as questões que elencamos abaixo. Acompanhe!
Desenvolvimento cognitivo
A maturação da capacidade cognitiva da criança também acontece na infância. Portanto, é muito importante o estímulo desde os primeiros meses para desenvolver funções essenciais para o seu crescimento.
Questões como raciocínio lógico, linguagem, concentração, e resolução de problemas, por exemplo, podem ser incentivadas no ambiente familiar. Assim, é muito importante criar oportunidades para que a criança possa desenvolver todas essas habilidades para sua cognição, e observar como ela reage a esses estímulos.
Sociabilização
A presença dos responsáveis é fundamental para o desenvolvimento da socialização dos pequenos. Vale reforçar que nada substitui a presença da família, e tentar compensar ausências com brinquedos e outras manobras é um erro. Isso pode, inclusive, inverter os valores da criança, gerando situações negativas para a própria personalidade dela.
Diante deste cenário, não tente idealizar as situações para educar os filhos. O processo de socialização para o desenvolvimento saudável das crianças inclui educar as emoções, com o objetivo de formar adultos mais felizes e conscientes para que estejam aptos para suas conquistas.
Desempenho escolar
Comprovadamente, a família que participa de forma ativa do processo de aprendizagem das crianças colabora para o desenvolvimento escolar e o amadurecimento de habilidades socioemocionais. Tratam-se de fatores primordiais para a formação de indivíduos conscientes e saudáveis.
Quando a família estabelece uma parceria com os educadores, aumenta a probabilidade de um melhor rendimento dos estudantes, o que reflete, como consequência, em uma evolução do desenvolvimento do intelecto infantil.
Por outro lado, quando os responsáveis agem de maneira contrária, ignorando a participação na aprendizagem da criança, causam consequências que se assemelham aos transtornos de abandono moral.
Como essas relações afetam a construção de valores e habilidades socioemocionais?
A família pode contribuir muito para a construção da autoestima dos filhos, encorajando-os a enfrentar os desafios cotidianos da escola e orientando para o desenvolvimento de competências e responsabilidades durante toda a vida.
Além disso, uma boa comunicação com eles pode ajudá-los a perceber a real importância que têm no meio em que vivem. Ao serem ouvidos, sentem visibilidade e reconhecimento, criando então uma série de sentimentos positivos, capazes de favorecê-los em vários aspectos da vida, incluindo os emocionais.
Logo, é fundamental que a família esteja aberta para ouvir os sentimentos dos filhos, entender e explorar as diversas maneiras de auxiliá-los.
Conforme observamos, a família desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável dos filhos. Afinal de contas, é por meio dessa relação de proximidade que eles constroem a sua visão de mundo e encontram incentivo para se desenvolver em diversos outros aspectos da vida.
Se gostou do post, aproveite a visita ao blog e siga a Escola Vereda nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!