Ir para o conteúdo
Blog da Escola Vereda | Ensino conectado com a vida
  • Educação
  • Estilo de Vida
  • Tecnologia
  • Contato
  • Site
  • Vereda News
Blog da Escola Vereda | Ensino conectado com a vida
Vereda News

Crescendo em uma pandemia

Publicado por Escola Vereda em dezembro 17, 2020 | Atualizado em janeiro 3, 2021
6 minutos para ler

Oi gente!! Aqui é a Isa Navarro. 

O ano está acabando, por isso vim aqui contar um pouquinho de como foi o meu 2020 para vocês.  

Ao longo desses meus 13 anos de existência, nunca vivi coisas tão intensas como neste ano. Sei que coisas ruins ou boas vêm para nos fortalecer e fazer seguir em frente, e eu acredito nisso, acredito fortemente.

Mas, irei confessar: isso tem ficado cada vez mais difícil!

Como tudo começou…

Bom, estamos em dezembro e, se eu olhar para trás e pensar em todos os acontecimentos deste ano, é capaz que fique com dor de cabeça.

O mês é março e a notícia é que ficaria no máximo duas semanas sem aula, devido ao crescimento de um tal vírus chamado Covid-19. O que até o momento eu estava muito feliz, porque vamos falar a verdade, quem não gosta de descansar um pouco? Bom, era o que eu pensava!

O contágio foi aumentando (e muito!) não somente no Brasil, mas no mundo, o que de certa forma me assustava e me deixava com medo. Aliás, ainda me deixa!

Hoje, em nosso país, contabilizamos mais de 7 milhões de casos confirmados de Covid-19. É impossível ficar tranquila nesse caso.

Por fim, decretado! Estávamos de quarentena.

Sem poder sair, com o medo de que algo pudesse nos contaminar, e assim foi. Não tínhamos previsão de volta, talvez seria pouco tempo e aquela quarentena duraria somente alguns dias.

Chegou a ser inacreditável, as previsões foram aumentando e aquilo foi se tornando semanas, que daí em diante se tornaram meses. E olhe só, veio a segunda onda e já estamos em dezembro!

É claro que, depois de longos meses, as coisas foram melhorando. As lojas, shoppings e mercados foram reabrindo, e vem na alma a saudade. Saudade do que deixamos passar e não aproveitamos do jeito que devíamos.

Desde quando nos tornamos tão ingratos assim?

Um novo jeito de estudar

Também tivemos as tão temidas aulas online! Foram denominadas “EAD”, que para uns poderia ser extremamente complicado e, para outros, algo que facilitaria a vida.

O que certamente não foi o meu caso, me desculpem se estou sendo sincera demais, mas é o que gosto de fazer.

Sei que muitas pessoas se sentiram deslocadas, e esse foi o meu caso.

Gosto de mostrar que não, você não foi o único que se sentiu assim! Eu me confundi muito no começo, ficava irritada, pensava que seria assim pelo resto do ano. O que foi puro drama, e eu hoje vejo isso de longe. Isso é o duro.

Eu sou apenas uma adolescente, por que raios tenho que passar por isso? Essa era praticamente a minha pergunta diária.

Lidando com o Isolamento

Quando se é um adolescente, qualquer coisa pode nos fazer pensar por horas e fazer mudarmos os nossos valores, opiniões e gostos. Isso está acontecendo muito, e não só com adolescentes. Todos os que estavam de quarentena tinham algum ponto de interrogação na cabeça.

O tédio batia na porta todos os dias, e ainda bate: o que faremos todos os dias por sei lá quanto tempo?

As ideias acabam, mas, ainda assim, é uma porta para achar mais, apenas liberou espaço.

Eu tive e ainda tenho muito tédio e não sei o que fazer. Mas, se você também está assim, aproveite e veja o nosso post de indicações do que fazer na quarentena (acredito que te ajudará um pouco).

O meu método de lidar com o isolamento não existe, eu simplesmente fazia coisas que eu adoro, como escutar muitas músicas, ver filmes e séries, cozinhar, brincar com os pets, e até aprender a tocar um instrumento novo. Essas foram algumas coisas que me ajudaram a enfrentar esse ano.

Sem contar que eu achei uma baita oportunidade de interagir mais com minha família.

Foi difícil querer ir à casa de um amigo e não poder, isso pesou em mim também. Eu queria ir e ver minhas amigas, mas não podia, o que me frustrava.

Mas, hoje, temos aparelhos eletrônicos e coisas que ajudam bastante na comunicação. Sei que não é a mesma coisa, mas se temos a oportunidade, por que não a agarrar?

Mudança de rotina e ajuda da tecnologia

Minha rotina era sempre a mesma, o que me irritava mais ainda. Eu queria ir aos parques passear mas esse vírus me impedia e então a minha rotina era: acordar, tomar café vendo aula, assistir à aula, fazer um intervalo para almoçar, assistir à outra aula, adiantar algum trabalho, jantar, ver televisão e ir dormir para, no outro dia, acontecer a mesma coisa.

Isso me fazia sentir vazia, como se estivesse faltando algo. De alguma forma, acredito que, para muitas pessoas, as coisas começaram a melhorar e voltaram a funcionar. Menos a escola, que de uma certa forma mágica, era o que eu mais sentia falta, e ainda sinto!

Em todas as idas para algum lugar eu via reações escandalosas e que chamavam muita atenção. Isso me fazia sentir medo de ficar doente e contaminar a minha avó, o que era a minha principal preocupação.

Hoje minha família às vezes diz que já sou uma idosa e, que apesar de ainda ser uma adolescente, eu até que amadureci, e eu sinto isso. Sinto que todos nós amadurecemos e que, de uma certa forma, “há males que vem para o bem”.  

Aprendi também que, daqui para frente, temos que valorizar as pequenas coisas. Vejam quantas crianças pequenas estão vivendo em 2020 e não tiveram as nossas chances de aproveitar quando éramos menores!

O que esperar de 2021?

Para 2021, o que eu desejo é paz! Eu acredito que eu não seja a única a querer um pouco de paz depois de um ano turbulento como esse. Quero paz e, lógico, eu quero que o Coronavírus seja exterminado da face desse mundo, não o aguento mais! (Piada com um toque de verdade).

Essa será a minha última postagem no ano de 2020, desejo um bom fim de ano a todos e boas festas, porque nós merecemos!!

Vejo vocês em 2021!

Isa Navarro

Você também pode gostar

“Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na Ciência!”

Publicado por Escola Vereda em março 8, 2021 | Atualizado em março 8, 2021

8 personagens femininas icônicas para celebrar o 8M

Publicado por Escola Vereda em março 5, 2021 | Atualizado em março 7, 2021

Entenda como funciona o ensino híbrido na prática

Publicado por Escola Vereda em fevereiro 26, 2021 | Atualizado em fevereiro 26, 2021

3 thoughts on “Crescendo em uma pandemia”

  1. Cláudia Rodrigues disse:
    dezembro 18, 2020 às 9:01 am

    Parabéns, Isa Navarro!
    Texto maravilhoso, verdadeiro e muito maduro para sua idade. O seu sentimento foi o mesmo para grande maioria dos adultos também!

    Parabéns Vereda, por abrir este espaço e prestigiar seus alunos e alunas!
    Muito orgulho de pertencer à esta família!!!

    Responder
    1. Escola Vereda disse:
      dezembro 18, 2020 às 4:18 pm

      Olá, Cláudia! Como vai?

      Que alegria sentimos ao ler o seu comentário! Muito obrigada por compartilhar conosco 🙂
      Vamos encaminhá-lo à Isabelly!

      Um abraço,
      Equipe Vereda

      Responder
  2. Andreia disse:
    dezembro 19, 2020 às 9:28 am

    É isso mesmo Isabele, foi uma surpresa pra todos nós, mas a esperança precisa ser reacendida dentro de nós!
    Feliz Natal, 2021 será melhor!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

Clique e conheça o Ensino Não Presencial da Vereda!

Posts populares

Sobre o blog

A Escola Vereda é um projeto educacional diferenciado, que busca unir o que há de melhor na educação moderna, metodologias ativas, tecnologia e alinhamento curricular aos objetos do conhecimento e habilidades da BNCC. No blog, você irá encontrar informações sobre educação atualizada, novas tecnologias na educação, estilo de vida e muito mais.

Categorias

  • Educação
  • Estilo de Vida
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Vereda News

Entre em contato

Santo André-SP

    • Rua Clélia, 161
      Vila Pires, Santo André-SP
      Ensino Fundamental e Ensino Médio

    • (11) 4972-7350

São Paulo-SP

    • Rua Dr. João Batista de Lacerda, 444-468
      Mooca, São Paulo-SP
      Ensino Fundamental

    • (11) 4972-7350

São Bernardo do Campo-SP

    • Rua Odeon, 150
      Vila Alcântara, São Bernardo do Campo-SP – Ensino Fundamental

    • (11) 4972-7350

 

  • contato@escolavereda.com.br

Site criado por Rock Stage.