Como escolher uma escola para meu filho? 7 pré-requisitos essenciais!

Como escolher uma escola
7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A procura por uma educação de qualidade é um dos assuntos mais frequentes nas rodas de conversa entre pais, mães e responsáveis. Você já presenciou um debate sobre o tema? Se sim, deve ter percebido que a escolha da instituição de ensino é uma das decisões mais importantes para quem tem filho, pois é lá onde ele vai se desenvolver física e mentalmente, criar laços para toda uma vida e, sobretudo, aprender.

Aprender não apenas as disciplinas tradicionais, como português, matemática, ciências e geografia, mas mergulhar no universo das habilidades socioemocionais e dos conhecimentos cada vez mais necessários para uma formação completa da atual geração.

A exigência de ir além do tradicional e frequentar atividades, como o inglês reforçado no dia a dia e a resolução de problemas complexos, vai ao encontro das profissões do futuro, que incluem design, empreendedorismo, programação, entre outros.

Junto a isso, estão também o desenvolvimento da autonomia do estudante e a solidificação do que é ensinado em casa, afinal, é muito importante que escola e família compartilhem dos mesmos valores. Ufa! São muitos os pré-requisitos que uma escola atual precisa ter para atender às demandas de hoje, não é?

Neste artigo, organizamos alguns deles, essenciais para que você saiba como escolher uma escola para o seu filho!

1. Qualidade de ensino

A qualidade de ensino não é tão simples de ser percebida em uma única visita. Por isso, é necessário perguntar sobre tudo o que a escola oferece. Com relação à grade curricular, é importante garantir que a criança tenha acesso a todas as disciplinas exigidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), ponto obrigatório para qualquer escola.

Procure também saber sobre as disciplinas além das tradicionais, como mencionado no início deste artigo. Conheça o material didático, como ele é usado e os métodos de avaliação, que devem ser mais eficientes do que as provas usuais. Nesse ciclo, também está inclusa a avaliação comportamental, a exemplo da realização de trabalhos em grupo dentro e fora de sala de aula.

Verifique também o acesso a bibliotecas e a laboratórios de ciências e de tecnologia. Esses espaços são ferramentas importantíssimas para estimular o estudante a gostar de aprender. Busque descobrir se a instituição incentiva a formação continuada dos professores, investindo em treinamentos no decorrer do ano. Isso possibilita que os educadores se mantenham sempre atualizados e por dentro das novas práticas educacionais.

Se possível, converse com todos que terão contato com seu filho, desde o diretor da instituição de ensino, passando por coordenadores e professores. Tire suas dúvidas e veja o que eles podem informar sobre a escola. Desse modo, você terá todas as informações para que sua decisão seja feita com segurança.

2. Metodologias pedagógicas

Procure descobrir qual é o projeto educacional da escola e as metodologias pedagógicas utilizadas. As instituições mais conectadas com as necessidades atuais estimulam metodologias ativas combinadas às tradicionais, incentivando os estudantes a sentarem em grupo, a investigarem e a resolverem problemas.

As metodologias ativas são fundamentais para que os estudantes se desenvolvam de forma completa, pois proporcionam amadurecimento, incentivam a autonomia e promovem um desenvolvimento que vai além do conhecimento teórico.

Trabalhar o protagonismo dos estudantes desde os primeiros anos escolares desenvolve o autoconhecimento e a autoestima. Todos os estudantes, dos mais introvertidos aos extrovertidos, podem ser protagonistas! 

3. Infraestrutura ideal para criança/adolescente

A infraestrutura é um fator que deve ser preponderante para a tomada de decisão. A escola precisa oferecer espaços para uma convivência saudável entre alunos, professores e colaboradores. É interessante visitar a instituição nos períodos de aula para ter uma visão da realidade cotidiana e de como os locais são aproveitados.

Verifique a qualidade das salas de aula, os laboratórios disponibilizados, os espaços para atividades externas, como quadras esportivas, ambientes verdes e outros adicionais. Esses locais proporcionam uma educação que não se limita ao ensino tradicional, contribuindo para o desenvolvimento de outras habilidades importantes.

4. Mobilidade e localização

O tempo gasto entre a sua casa ou o seu trabalho e a escola é um requisito que deve ser avaliado. Se possível, procure uma instituição que esteja dentro do trajeto e que seja conveniente. Assim, a família terá mais facilidade de adaptação aos horários da instituição, facilitando a rotina e evitando que horas sejam gastas em deslocamento. E se o caminho para a escola for algo prazeroso para a criança, melhor ainda!

5. Segurança

Escolher uma escola com segurança é essencial para que os responsáveis fiquem tranquilos de saber que seus filhos estão protegidos e focados nos estudos. A instituição precisa ter ações preventivas, que ajudem a evitar acidentes e promovam a conscientização entre os estudantes.

Algumas medidas são mais que necessárias: controle de entrada e saída com catraca, identificação dos estudantes por meio de uniforme ou crachá, regras de convivência para que o bom comportamento seja preponderante e estimulado e monitoramento 24h.

6. Tecnologia aplicada

Vivemos em mundo cada vez mais conectado com a tecnologia e, por isso, o ideal é que a escola promova o aprendizado utilizando os recursos tecnológicos disponíveis. É importante que os estudantes saibam aproveitar os dispositivos tecnológicos de maneira inteligente, não sendo apenas consumidores passivos desse meio, mas sabendo produzir e aprender com ele.

Procure uma instituição que ofereça tecnologia integrada à sala de aula, disponibilizando equipamentos e programas educacionais. Grandes instituições de tecnologia, como a Apple e a Microsoft, fazem importantes e relevantes projetos de educação e já têm parceria com muitas escolas.

Assim, estudantes e professores tiram o melhor dos recursos avançados e potencializam o aprendizado.

7. Tempo integral e cursos no contraturno

O ensino em tempo integral oferece uma enorme facilidade aos responsáveis e uma formação completa aos estudantes. Isso porque a modalidade permite que as famílias deixem as crianças em um ambiente de aprendizado por dois períodos e com segurança.

Os cursos de contraturno são uma alternativa importante, porque garantem que a criança se mantenha com atividades pedagógicas, em constante desenvolvimento e de forma lúdica, até o final do dia. Quando oferecidos dentro do ambiente escolar, além da conveniência, é garantido que a criança esteja em ambiente familiar para ela e seguro. 

Atividades como aulas de inglês, esportes, natação, teatro, patinação, judô, xadrez e skate são uma forma de encontrar características nos estudantes que facilitarão o aprendizado e desenvolverão competências diferenciadas. Portanto, uma escola que disponibiliza essas ou outras opções potencializa o crescimento teórico, emocional e social dos estudantes.

Neste artigo, conferimos algumas sugestões de como escolher uma escola para seu filho. Os pré-requisitos elencados ajudam a entender se a instituição oferece o que é necessário para permitir um desenvolvimento completo aos alunos. A junção dos atributos físicos e metodologias de ensino é fundamental para que os estudantes tenham um processo de aprendizagem ativo e consigam se tornar adultos prontos para o mercado de trabalho e os demais desafios da vida.

Gostou de nossas sugestões? Quer saber mais sobre a Escola Vereda? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre nossa instituição e nossos métodos de ensino!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário