5 benefícios do esporte na educação para a formação das estudantes

benefícios do esporte na educação
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Atividades físicas são muito bem-vindas durante a infância e a adolescência. Principalmente porque, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças que praticam exercícios físicos e mantêm hábitos saudáveis tendem a crescer adultos igualmente ativos.

Além de garantir uma vida saudável, a prática esportiva na fase escolar ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cada vez mais necessárias na atualidade, como a cooperação e a autogestão.

Para entender melhor por que você deve levar em conta a relevância do exercício na hora de escolher a escola do seu filho, continue a leitura e confira as cinco grandes vantagens do esporte na formação de crianças e adolescentes!

Os cinco principais benefícios do esporte na formação de estudantes

Abaixo, veja alguns dos principais benefícios do esporte na educação e compreenda os motivos pelos quais a prática de atividades de qualidade no ambiente escolar é um grande diferencial.

1. Impactos positivos na saúde

De acordo com o manual da SBP que citamos, a prática de atividades físicas é, em geral, muito vantajosa para a saúde de crianças e adolescentes. O material reúne diversas orientações baseadas em estudos realizados por especialistas ao redor do mundo.

Uma das evidências dos efeitos positivos do esporte para a saúde é que a prática de atividades físicas ajuda a prevenir e tratar a obesidade e doenças relacionadas ao sobrepeso, como hipertensão e diabetes. Além disso, crianças e adolescentes ativos têm menor probabilidade de se tornarem adultos sedentários, evitando, assim, diversos problemas de saúde.

2. Auxílio no desenvolvimento físico e cognitivo

Um artigo publicado no British Journal of Sports Medicine mostra que os esportes também favorecem o desenvolvimento físico e cognitivo. O estudo envolveu 24 pesquisadores de oito países e diversos participantes, entre crianças e adolescentes. Algumas das conclusões dão conta de que:

  • a melhora na capacidade cardiorrespiratória decorrente da prática de esportes favorece a estrutura e a função cerebral;
  • o crescimento de crianças ativas ajuda a equilibrar a aptidão cardiometabólica e, assim, prevenir doenças arteriais no futuro, além de disfunções hormonais;
  • a prática frequente de esportes ainda auxilia na melhora do condicionamento muscular e esquelético dos pequenos.

3. Favorecimento da socialização

Além dos impactos na saúde física e mental, um dos benefícios do esporte na educação, isto é, especificamente no ambiente escolar, é a melhora da socialização. O envolvimento dos estudantes em um esporte, compartilhando um mesmo objetivo e repartindo funções, ajuda a desenvolver um senso de coletividade.

O mesmo estudo britânico que citamos também revela que a prática de esportes consiste em um importante instrumento de inclusão social nas escolas. Afinal, trata-se de um espaço democrático e onde as diferenças ficam 100% de lado.

4. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

A existência de práticas esportivas de qualidade na escola ainda faz bem visando o estímulo a habilidades socioemocionais, vistas com cada vez mais relevância no universo educacional. Nos esportes coletivos, a interdependência entre o time ajuda a criança a criar um senso de empatia.

Além disso, a cooperação, o trabalho em equipe, a necessidade de raciocínio crítico para estratégias de jogo e até a capacidade de gerir as próprias emoções e lidar com eventuais frustrações são resultados esperados.

Já nos esportes individuais, como ginástica, judô e atletismo, questões como disciplina, organização, concentração e autonomia são exercitadas. Em todas as práticas de esporte, também é esperado o desenvolvimento de uma competitividade saudável para a formação da criança e do adolescente.

O desenvolvimento de habilidades sociemocionais é uma prioridade das escolas mais engajadas com as demandas do futuro. São essas qualidades que ajudarão a costruir seres humanos mais completos, que participam ativamente das transformações da sociedade e, ainda por cima, serão profissionais mais valorizados.

Afinal, cada vez mais o mercado de trabalho busca talentos com essas características. Um levantamento feito pelo LinkedIn, por exemplo, mostra que 57% dos líderes de grandes empresas ao redor do mundo têm valorizado mais as habilidades emocionais do que as competências técnicas, na hora de recrutar seus colaboradores.

5. Melhora do desempenho escolar

Por fim, uma das mais interessantes vantagens do esporte na educação é que ele incentiva o bom desempenho escolar. Sim! Para que você tenha uma ideia, basta olhar o relatório Escola, Movimento e Esporte: Cenário de Desenvolvimento Humano Integral, feito pelo Instituto Península.

Segundo o levantamento, quanto maior a infraestrutura esportiva da escola, mais alto é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos estudantes. Já as taxas de reprovação e evasão escolar, ao contrário, diminuem proporcionalmente à oferta de modalidades esportivas na escola.

Sem contar que a evolução cognitiva impacta de forma direta no rendimento escolar. O estudante ganha capacidade de atenção, concentração e disciplina para os estudos, tudo isso em um ambiente de socialização positiva.

A formação integral de crianças e adolescentes na escola

Nós, da Escola Vereda, levamos muito a sério a formação dos nossos estudantes. Para nós, a verdadeira aprendizagem ultrapassa a memorização de conteúdos formais e foca no crescimento integral da criança e do adolescente, participando e construindo ativamente a sociedade do futuro.

Por isso, nossa proposta pedagógica associa a transmissão de conhecimentos elaborados pelo ser humano ao longo da história, como Matemática e Geografia, a aspectos como desenvolvimento socioemocional, bem-estar e engajamento com problemas reais.

A formação integral é um dos pilares fundamentais. Portanto, nossos estudantes desempenham inúmeras atividades no contraturno escolar capazes de incentivar competências intelectuais, emocionais, cognitivas e físicas. Oferecemos aulas de empreendedorismo, teatro, design e, é claro, diversos esportes, como:

  • natação;
  • basquete;
  • futsal;
  • voleibol;
  • tênis de mesa;
  • ginástica artística;
  • skate;
  • patinação;
  • slackline;
  • judô;
  • taekwondo;
  • jiu jitsu;
  • modalidades alternativas.

Todos esses diferenciais da nossa escola fazem parte de uma abordagem humanista na educação, construindo um ensino inovador e completo. O objetivo é formar cidadãos protagonistas e com potencial de mudança na sociedade.

Como você viu, os benefícios do esporte na educação são vários! Por isso, vale a pena priorizar a oferta de atividades esportivas com ótima infraestrutura na hora de escolher a escola do seu filho. Afinal, a formação das crianças e adolescentes vai bem além do aprendizado de conteúdos formais.

Gostou do texto? Aproveite a visita, navegue pelo nosso site e conheça de perto todos os diferenciais e pilares pedagógicos da Escola Vereda!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário