A Magia dos Gibis
O tema desse artigo do Vereda News de hoje é um pouco diferente: Gibis. Isso mesmo, aqueles pequenos livros com histórias ilustradas, famosos por causa de personagens como os da Turma da Mônica, do escritor Maurício de Souza.
Quem escreve hoje é a estudante Maitê. Boa leitura!
Olá, leitores!
Meu nome é Maitê, estudo na Vereda São Bernardo e, nesta semana, vou fazer uma participação aqui no Vereda News para falar sobre a magia dos gibis.
Os gibis podem ser muito importantes para a vida das crianças. No meu caso, os que mais leio são os gibis da Turma Mônica, e vou contar para vocês um pouco de como eles foram bons para mim.
A importância dos gibis
Na Escola Vereda, a utilização dos gibis é feita em uma série de atividades, entre elas estão: a leitura, interpretação de texto, escrita e até a elaboração de diálogos.
O gibi torna a educação mais divertida e, com isso, crianças e jovens sentem-se mais interessadas, o que representa um forte estímulo nos processos de alfabetização e escrita.
Como os gibis me ajudaram
Os gibis me ajudaram a melhorar minha escrita e a aprimorar a minha leitura. Eles viraram uma paixão que traz muitos benefícios pois, além de melhorar meu conhecimento, me diverte bastante.
Eu leio os gibis da Turma da Mônica antes de dormir, escovando os dentes, me arrumando e até no banheiro.
Eu amo esse tipo de leitura e suponho que várias crianças que não podem ter também amariam conhecer a magia dos gibis. Você, leitor, poderia ajudar a colocar um sorriso no rostinho de outra criança doando aqueles livros que você já leu. Que tal?
Os personagens da Turma da Mônica
A maioria dos personagens da Turma da Mônica são inspirados em pessoas reais. Vou falar dos 4 personagens principais da turma:
Cebolinha
Luiz Carlos da Cruz – Um ex-pintor de paredes que trocava o R pelo L e, por causa do cabelo espetado, foi apelidado de Cebolinha pelo pai de Maurício de Souza. Inclusive, até hoje é chamado de Cebola em Mogi das Cruzes (SP), onde ainda vive.
Cascão
Era outro garoto da turma e não era lá muito higiênico. Ao contrário do que aconteceu com Cebolinha, sua amizade com Maurício não durou, por isso ele não lembra seu nome real.
Mônica
De personalidade forte e líder da turma, a personagem Mônica foi inspirada na filha de Maurício. Ela surgiu em 1963 como coadjuvante de Cebolinha, mas logo se tornou estrela.
Além disso, Mônica realmente tinha um coelhinho azul, que inspirou o boneco Sansão.
Magali
Magali é inspirada em outra filha de Maurício, e veio pouco depois da criação da Mônica. Em uma de suas crônicas ele conta que, na infância, sua filha realmente comia uma melancia inteira – e até hoje é boa de garfo.
Contudo, se você ficou com curiosidade de saber mais sobre gibis ou é fã como eu, visite o site Maurício de Souza Produções e conheça outros tipos de gibis, filmes e alguns jogos sobre os personagens da Turma da Mônica.
Espero que tenham gostado!
Maitê Martins Silverio, 5º ano A.
Se desejar, clique aqui para saber mais sobre a Escola Vereda!