É preciso escolher sempre as mesmas profissões?
Quando a pergunta é “o que você quer ser quando crescer?”, as crianças colocam a criatividade para jogo e as respostas vão de youtuber, passa por veterinário ou bombeiro até astronauta. Porém, quando crescemos e chegamos na fase de decidir o futuro, a impressão é que esse leque diminui e ficamos com bem menos opções, não é?
Certamente, todo adolescente ouviu de um familiar ou alguém mais experiente que pessoas bem-sucedidas profissionalmente são aquelas que seguem carreiras no Direito, na Medicina, na Engenharia Mecânica/Produção ou em qualquer outra área financeira. Elas realmente estão entre as mais populares e são muito concorridas nas universidades de todo o Brasil, mas será que precisamos nos limitar a elas?
Cada uma dessas áreas têm o seu valor, e com as mudanças tecnológicas que acontecem dia após dia, a chegada de profissionais com conhecimentos técnicos mais modernos é fundamental para a sociedade. Contudo, uma infinidade de outros setores com altas demandas precisam de pessoas qualificadas para ocupar cargos novos, promissores e muito bem remunerados. Sem falar de um novo mercado, focado completamente no digital, que está cada vez mais amplo e com boas oportunidades de emprego para os jovens que estão chegando agora no ambiente profissional.
Como a escola pode auxiliar nesta fase?
Quando falamos em protagonismo do próprio conhecimento, o objetivo é ajudar a desenvolver cidadãos críticos e capazes de escreverem suas histórias, além, é claro, de auxiliar na escolha da profissão que quiserem seguir.
Nos anos iniciais, por exemplo, as crianças são incentivadas a não só aprender as disciplinas básicas, mas descobrir seus talentos e preferências pessoais por meio de atividades multidisciplinares e interativas.
Já a partir do Ensino Fundamental II, são trabalhadas atividades mais complexas que permitem os adolescentes expandirem o repertório adquiridos na primeira fase. Os projetos já partem de problemas reais da comunidade em que estão inseridos, vivenciando, assim, o protagonismo.
Ao chegar no Ensino Médio, os estudantes têm a oportunidade de escolherem as áreas que mais se identificam, que possuem mais facilidade de compreensão e que querem aprofundar seus conhecimentos, uma vez que estão muito próximos de se inserirem no mercado de trabalho .
Essa nova estrutura do Ensino Médio é aplicada na Vereda desde 2022 e, nela, os Itinerários Formativos para aprofundamento de conteúdos são divididos em 4 segmentos, além da formação profissional e cidadã. Este ano, a carga horária foi ampliada e são, aproximadamente, 4 mil horas de preparação dos estudantes durante os anos finais.
Na Vereda, o método de ensino foi pensado para que a decisão, geralmente tomada no último ano do Ensino Médio, seja construída ao longo do tempo. As metodologias ativas estão presentes em todos os períodos para que os estudantes possam entender quais são os desafios reais da vida e prepará-los, aos poucos, para o que vão encontrar fora da escola.
Do Fundamental ao Médio, os estudantes da Vereda são ensinados a lidar com as próprias emoções e a convivência em sociedade através das skills de Habilidades para a Vida e Projeto de Vida. Além dessas, a grade inclui aulas de teatro e programação para estimular a sociabilidade e trabalhar questões socioemocionais.
Profissões do presente (e do futuro) para conhecer
A rede social LinkedIn fez um levantamento sobre as 25 áreas mais procuradas em 2022. Para chegar nestes nomes, a empresa analisou os cargos em ascensão no Brasil desde 2017, ou seja, eles já fazem parte da mudança de paradigma há pelo menos 5 anos.
Trouxemos algumas opções da lista e os cursos de graduação estão relacionados com essas profissões:
Recrutador especializado em Tecnologia
Administração e Recursos Humanos com ênfase em tecnologia
Engenheiro de confiabilidade de sites
Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação e Ciência da Computação
Engenheiro de dados
Ciência da Computação, Engenharias e Matemática
Especialista em Cibersegurança
Tecnologia da informação, Ciência da Computação e Tecnologia em Processamento de Dados
Representante de desenvolvimento de negócios
Tecnologia da informação, Gestão Comercial, Administração de Empresas, Marketing e Comunicação Social
Gestor de tráfego
Marketing e Publicidade e Propaganda
Engenheiro de Machine Learning
Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistema de Informação e Estatística
Pesquisador em experiência do usuário
Publicidade e Propaganda e Design
Gerente de engajamento
Administração, Marketing e Publicidade e Propaganda
Enfermeiro (a) Intensivista
Enfermagem
Aqui, na Vereda, a preparação de bons cidadãos e bons profissionais, com habilidades socioemocionais e atributos importantes para o mercado de trabalho, acontece do Fundamental ao Médio.
Se você, estudante, acredita que ainda está longe de tomar essa decisão, ou você, responsável, que imagina não ser o momento de pensar no futuro do seu filho (a), saiba que é na escola que o amanhã começa a ser construído.