Veja como o Período Integral estimula a sociabilidade
Com o retorno às atividades presenciais, você com certeza sentiu com alguns problemas para se expressar com seus colegas, não é mesmo? Agora, se essa é uma situação real para os adultos, para as crianças e adolescentes as dificuldades de socialização se atenuam. Por isso, o Blog da Vereda propõe uma conversa sobre os benefícios do período integral para a sociabilidade do estudante, vamos lá?
O isolamento social e a sociabilidade
A infância e adolescência são momentos de extrema importância para o desenvolvimento de um indivíduo na sociedade. Por isso, principalmente nos estudantes do Ensino Fundamental II, na metade de sua construção, um longo período de isolamento pode ser muito prejudicial.
Sendo assim, a escola, que já é um espaço de sociabilidade muito importante, ganha uma responsabilidade ainda maior: oferecer momentos de integração pós-pandemia. E é aí que entra o período integral!
Dá para entender que os estudantes precisem passar mais tempo fora do quarto deles depois de tanto tempo em casa, não é? E é ideal que esse ambiente seja um espaço agradável, saudável e repleto de outras crianças e adolescentes, como é a escola!
Mais amigos e mais aprendizagem!
É claro que, o período integral só poderá contribuir para a construção da sociabilidade dos estudantes caso a escola proporcione um ambiente de qualidade.
A escola em período integral precisa dispor de mais atividades coletivas, esportes em grupo, metodologias ativas e intervalos com propósito.
Vamos ver mais de perto como a Vereda desenvolve cada um desses pontos?
Os benefícios da Educação Física para o desenvolvimento social
As atividades físicas na Escola Vereda são um assunto muito sério! O movimento do corpo auxilia as sinapses cerebrais e é muito importante para o desempenho intelectual do estudante, mas o assunto ainda chega a outro patamar: a sociabilidade.
Além das atividades coletivas das aulas de Educação Física (presentes em até dois dias, além das aulas de teatro!), a Vereda também proporciona, a parte do período de aulas regular, aulas de Contraturno, para os estudantes que precisam passar ainda mais tempo na escola, com times de Futebol, Basquete e Cheerleader.
Esses estudantes têm a oportunidade de se encontrarem duas vezes na semana, com pessoas de turmas e idades diferentes, e por isso, desenvolvem um laço especial na escola, pois precisam um do outro nos treinos e nas decisões do grupo. E ainda mais, as atividades esportivas coletivas exigem da criança ou adolescente a relação de confiança, trabalho em equipe e capacidade de resolver conflitos com os colegas.
Intervalos com propósito: ninguém fica sozinho
Uma escola em período integral como a Vereda precisa ter em sua grade espaços dedicados a intervalos, para que, nem o estudante nem a equipe escolar, fiquem cansados demais durante o dia. Entretanto, por aqui, nós prezamos para que os intervalos tenham mais propósito! Ou seja, que ele também sirva de aprendizado para o estudante.
Nessas fotos, na Escola Vereda Santo André, os estudantes participam do “Intervalo Interativo”, um momento em que eles podem interagir entre uma aula e outra através de jogos e brincadeiras.
Metodologias Ativas e o aprendizado em grupo
Um dos nossos pilares educacionais são as Metodologias Ativas e esse modelo é o mais benéfico para o desenvolvimento social, principalmente quando o professor prioriza as atividades coletivas no processo de ensino-aprendizagem.
Assim, ao criar momentos de colaboração, a sala se mantém unida durante todo o período de aulas, pensando no bem-estar dos colegas e no desenvolvimento coletivo.
Nesta atividade, a turma do 4º ano A da Escola Vereda Santo André trabalhou de diversas maneiras a interpretação de texto e a criatividade.
Conheça a Vereda!
A Escola Vereda acredita que o período integral é essencial para a aprendizagem do estudante. Temos unidades em São Paulo, Santo André e São Bernardo e atendemos Ensino Fundamental 1, 2 e Ensino Médio. Saiba mais sobre nós em: escolavereda.com.br.