Festa Junina no Brasil
A Festa Junina é, de longe, uma das celebrações mais importantes da cultura popular do Brasil! Apesar de muito amada, muita gente não conhece a origem dessa festividade ou como ela acontece nos diferentes cantos do país.
Quer saber mais sobre a festa junina no Brasil? Continue lendo.
Breve história da Festa Junina no Brasil
É muito comum, entre povos nativos, celebrar a mudança de estações (também chamadas de solstício), a fim de preparar a terra para as plantações e colheitas. Assim, tanto na Europa quando na América, era comum a existência de festas no mês de junho.
Na Europa, durante a Idade Média, a festa, que antes era um costume de camponesas, foi cristianizada, e ganhou três padroeiros, muito ligados ao cultivo: São João, Santo Antônio e São Pedro. Também nesta época que os símbolos de fogo apareceram, como os balões e fogueiras que, segundo a Igreja, serviria para expulsar os demônios.
Sendo assim, ao chegar no Brasil, os portugueses tentam canonizar as festividades agrícolas dos indígenas, introduzindo a festa junina.
As raízes no Norte do Brasil
Apesar de ter o mesmo nome, as festas juninas se expressam de maneira singular em cada uma das regiões – e cada uma delas reserva mais algumas influências.
Na região Norte, por exemplo, a tradição indígena e a influência negra existem com muita força. Por isso, nesta região, durante as festas, costuma-se celebrar os elementos do folclore brasileiro, como o Boi Bumbá e o Carimbó.
A riqueza das festividades do norte faz com que a celebração exista durante o mês inteiro de junho.
A famosa festa do Nordeste
O Nordeste tem, certamente, a festa junina mais popular de todo o Brasil e é, também devido à colonização, o lugar onde essa festividade desembarcou primeiro.
Também é muito comum nesta região a presença de alimentos à base de milho, como bolo de fubá, a pamonha e a canjica, esta que, por influência africana na região, passou a se chamar munguzá.
A festa nordestina também popularizou uma enorme tradição artística e cultural da região, em músicas, como as de Luiz Gonzaga, literatura de cordel, danças e poemas.
As influências no interior: Centro-oeste
Conforme adentramos o país, as festas começam a ter mais influência dos países de fronteira. No caso da região centro-oeste, o Paraguai gera essa influência, com a viola, o violão e alimentos típicos, como a sopa paraguaia.
(inserir uma foto)
Sudeste e a festa de casamento!
A festa junina é muito popular nos interiores da região nordeste, principalmente em Minas Gerais e São Paulo. Por lá, as festas também contavam com uma tradição “casamenteira”, ou seja, as pessoas acreditavam que os santos abençoavam os amores durante esta época do ano, e que, por isso, era o momento certo para encontrar o seu amor.
Seja como brincadeira, como nas barracas do beijo e o correio elegante, em São Paulo, ou como coisa séria (em Minas Gerais, aproveitavam-se as festividades para realmente realizar festas de casamento), o amor fica no ar no Sudeste!
Chegamos no Sul!
No Sul, as festas juninas integram os costumes já consolidados da região, como o uso de vestimentas típicas (bombacha) e as danças em grupo.
Além disso, os gaúchos também participam com alimentos quentes, como o quentão e o pinhão, alimento típico da região.
As festas juninas na Escola
Com toda essa caminhada na história, você pode estar se perguntando: como as festas juninas chegaram na escola?
Com a rápida urbanização do país, muitos desses traços culturais felizmente forma introduzidos no dia a dia das cidades. Assim, a festa junina começou a ser um momento pedagógico muito importante.
Entretanto, as festas começaram a existir por propósitos muito diferentes de suas origens e, por isso, alguns estereótipos e preconceitos começaram a assombrar essas festas, como as fantasias “caipiras”, os preconceitos linguísticos e comportamentos racistas e xenofóbicos.
Para que isso se transforme, as escolas precisam buscar as manifestações culturais reais e explicar aos seus estudantes o verdadeiro sentido dessa festividade tão única em nosso país.
Quer aprender e se divertir em uma Festa Junina? Venha comemorar com a gente! As Festas Juninas da Escola Vereda acontecerão em São Bernardo, Santo André e São Paulo (Mooca). Garanta o seu ingresso e aproveite!
Referências
FESTAS JUNINAS NAS ESCOLAS: LIÇÕES DE PRECONCEITOS, de Judas Tadeu de Campos. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/kChxjGvXf8TKxtLZ8qvM87z/?format=pdf&lang=pt
AS RAÍZES INDÍGENAS DAS FESTAS JUNINAS, de Benedito Prezia. Disponível em: https://www.vidapastoral.com.br/wp-content/uploads/2020/04/VP-333_site_final.pdf#page=32