O ensino híbrido acabou?

Ensino presencial, fim da obrigatoriedade do uso de máscaras, menos distanciamento, vacinação infantil… Todos os sinais indicam que a rotina escolar estaria voltando ao “normal”, não é? Mas, se a pandemia trouxe desafios imensos para todos nós, ela também mostrou que precisamos construir uma educação mais preparada para o futuro. Assim, considerando os aprendizados e superações desse período, poderíamos afirmar que o ensino híbrido acabou? Continue a leitura!
O ensino híbrido na prática
Há algum tempo, conversamos sobre a prática desse ensino e quais são os componentes dessa modalidade de ensino (confira o texto completo aqui). Entendemos, então, que o Ensino Híbrido (ou blended learning é uma maneira de integrar a modalidade de ensino on-line e ensino presencial.
Durante o isolamento social, desenvolvemos um ensino on-line em que os estudantes e os professores, das suas casas, participavam das aulas. Assim, os professores da Vereda, por exemplo, diversificaram as formas de ensinar através de plataformas on-line.
Por isso, com o retorno presencial, esses aprendizados não se perderam, e o objetivo é desenvolver um ensino presencial conectado às novas tecnologias.
Então o ensino híbrido vai acabar?
Não! O ensino híbrido não vai acabar. Mas não se assuste, as aulas não precisam ser remotas, dentro de casa e com os estudantes isolados do contato social para que o ensino híbrido exista. Pelo contrário, as técnicas e benefícios do ensino on-line podem ser mais bem aproveitados em grupo.
Por exemplo, nesta aula de programação, em que os estudantes se reuniram em grupos para desenvolver um jogo completo, com história, design e funcionamento próprios.
Os benefícios do blended learning
Com os estudantes presencialmente na escola, o ensino híbrido poderá proporcionar diversos benefícios, como:
- Maior engajamento dos estudantes no processo de aprendizado;
- Melhor aproveitamento do tempo do professor nas ações de planejamento;
- Ampliação do potencial da ação educativa, utilizando a tecnologia como forma de intervenção efetiva;
- Planejamento de atividades personalizadas, possibilitando o acompanhamento de cada estudante;
- Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos estudantes;
- Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do estudante.
Acompanhe a Escola Vereda e entenda como desenvolvemos um ensino mais conectado com a vida!