Padrão de Beleza e as redes sociais
Olá, leitores! Hoje vamos falar um pouco sobre o tema Padrão de Beleza e sua relação com as redes sociais.
Queremos te convidar a refletir sobre como isso está presente na nossa vida e quais são as suas principais consequências. Mas, antes, vamos contextualizar como era antigamente.
O que é o padrão de beleza?
A partir do que pesquisamos, padrão de beleza é o conjunto de normas estéticas que desejam qualificar como perfeito ou ideal a aparência das pessoas, por exemplo, cabelo, cor de pele, cor dos olhos, altura e corpos.
Ele já existe há muito tempo, principalmente em mulheres, e foi mudando ao longo dos anos.
Em alguns momentos, por exemplo, as mulheres consideradas “dentro do padrão de beleza” deveriam ter seios fartos, coxas grossas e cintura larga, para assim conseguirem maridos para se casarem.
Entretanto, em outros momentos da história, pessoas altas, magras, de olhos claros e cabelos lisos passam a ser consideradas mais aceitas nos espaços e na sociedade.
Confira neste gráfico:
Entretanto, atualmente, graças a importantes debates em nossa sociedade, já houve melhoras nesse comportamento e os pensamentos das pessoas estão mudando.
Mas são nas redes sociais e nos meios de comunicação que o padrão de beleza continua sendo reforçado, locais em que se forma a opinião popular.
Como o Padrão de Beleza age nas mídias sociais
As redes sociais são muito utilizadas por jovens, tanto para se informar quanto para entretenimento.
Porém, as propagandas e anúncios publicitários mostram a eles, de forma direta ou indireta, corpos “perfeitos”, mas que não refletem a realidade.
Por conta do poder que a mídia tem sobre a sociedade, ela influencia principalmente os jovens.
A mídia também influencia o padrão de beleza quando nos mostra pessoas que são aceitas e respeitadas, também conhecidas como “influencers”, apresentando produtos para atingir uma forma física dita ideal.
Nós não podemos esquecer que muitas dessas pessoas que nos influenciam por meio da publicidade já fizeram algum tipo de intervenção no próprio corpo para também serem vistas dentro do padrão de beleza.
Algumas consequências:
E por que os padrões de beleza são perigosos? Veja:
- Eles podem gerar inseguranças, baixa autoestima e até causar distúrbios com a autoimagem;
- Podem gerar o bullying e o cyberbullying, que podem levar ao desenvolvimento de depressão, por exemplo;
- Podem levar pessoas a fazerem cirurgias de estética, que, além de terem um alto custo, geralmente não têm reversão.
É por isso que não podemos ver uma pessoa e rapidamente querer ter o corpo dela. Não sabemos o que essa pessoa passou para ter a aparência que ela tem hoje, o que ela faz e os sentimentos que sentiu.
Para toda ação pode haver uma reação, e que pode trazer consequências graves para sua saúde física e mental.
Esperamos que tenham gostado e compreendido o que é o padrão de beleza e as consequências que ele pode trazer para alguém.
E lembrem-se que tentar se encaixar nele pode ser prejudicial para a sua saúde!
Até a próxima!
Amanda Yumi, Manuela Milanez e Rhaylla Matos