Influências do Rock em cada década
Hoje (13/07) é o Dia do Rock! Portanto, o blog da Vereda convida alguém muito especial para falar das influências do rock em cada década: o professor de História Francisco Patriota, da Escola Vereda São Bernardo.
Porque nós sabemos que o Rock não é só um estilo musical, não é? Mas também uma cultura que influenciou (e influencia) milhares de pessoas ao redor do mundo.
Vamos lá?
Importância do rock para a música de cada época
Todo movimento artístico se desenvolve junto com outros movimentos. Com o Rock não foi diferente, ele surge a partir de elementos do blues, pop e rockabilly. Sobre isso, Francisco comenta: “o Rock, desde seu nascimento, é uma música de protesto, de contracultura, de rompimento com os parâmetros impostos dentro de cada sociedade e de seus tempos históricos.”
Para se popularizar tão rápido, o Rock também conta com uma base simples, de três acordes apenas, uma herança do blues, comenta Francisco, e isso faz com que ele ganhe diversidade ao longo dos anos.
Então, as influências do Rock atingem todo o mundo, chegando, por exemplo, até os jovens aqui de São Paulo. O professor explica esse movimento: “a juventude se identifica com isto por conta da fase de transição, da adolescência em que não se pode ser uma criança e também não pode ser considerado um adulto”.
De boomers a gen. Z, um Rock para cada
Pedimos para o professor Francisco escolher uma música marcante para cada época, desde o nascimento do Rock, em 1950, até os dias de hoje. Foi difícil, mas este é o resultado:
- 1950: Johnny Be Good, Chuck Berry e Blue Suede Shoes;
- 1960: Can’t buy me love, The Beatles;
- 1970: Stairway to Heaven, Led Zeppelin;
- 1980: Love of my life, Queen;
- 1990: Smell Like Teen Spirit, do Nirvana;
- 2000: In the end, Linkin´Park;
- 2010 (e essa é por nossa conta): Só os loucos sabem, Charlie Brown Jr.
Como podemos aprender com o Rock?
É lógico que não poderíamos terminar este texto sem falar de Educação. O Rock não é apenas um elemento cultural e musical, mas também uma grande ferramenta educacional. Veja o que nosso professor de história diz: “As gerações de hoje podem aprender muito com o rock. A história de cada banda é única e encanta. Cada banda encanta não só por suas músicas, mas pelas suas histórias, por conta de seus membros, de seus talentos. Conhecer musicalmente uma banda de rock também é viajar pela História de uma maneira muito legal e instrutiva. Seja pelo contexto em que estas bandas aparecem e desaparecem, seja por suas inesquecíveis músicas. Esta é a lição este é o legado. Então, escolha uma banda e a ‘estude’, você irá se surpreender!”
ROCK E LIBERDADE,,,,NAO EXISTE DISCRIMINAÇAO,EXISTE SIM UM MONTE DE IDEIAS QUE SE UNEM E SE RESPEITAM,,E RESPEITO MERECE RESPEITO,,,,,,,YEHAAAAA,,,,,