6 Dicas para o estudo autônomo

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Realizar atividades escolares sozinho(a) requer uma série de cuidados que, se praticados, fazem do estudo autônomo uma maneira muito eficaz de desenvolver a aprendizagem. Com um planejamento prévio e organização estratégica das tarefas do dia, não sobra espaço para desanimar com os estudos!

E, para auxiliar os(as) estudantes e familiares com a rotina nessa quarentena, separamos algumas dicas que a Nara Lasevicius, da equipe de ensino da Escola Vereda, criou para quem está cursando o Ensino Médio, mas que também podem ajudar as crianças.

1-Encontrar um local calmo

É importante escolher um local silencioso e bem iluminado. Por exemplo, próximo de uma janela ou ambiente externo. Ah, lembre-se: no momento do estudo, é preciso ficar atento(a) ao uso consciente do celular. Ou seja, tomar cuidado para que ele não atrapalhe a concentração.

2-Planejar e organizar os horários de estudo

Nossos(as) estudantes recebem no Portal Vereda um plano de estudos organizado em sete momentos. Portanto, para começar a desenvolvê-lo, é importante que reflita e defina como irá administrá-los.

3-Fazer um esquema ou resumo usando as ideias principais do texto que está estudando

Além dos já conhecidos resumos, outra ideia é produzir um mapa mental com imagens, setas e cores, onde o conteúdo de estudo é organizado elegendo um tema central. Depois disso, é preciso conectar esse assunto principal a tópicos paralelos. Dessa forma, fica mais fácil lembrar da conexão entre os assuntos.

4-Criar perguntas e respostas sobre o assunto

Acima de tudo, é importante que o(a) estudante fique atento(a) se não está entendendo o que está lendo ou se está conseguindo aprender. Para isso, pode criar perguntas sobre o assunto estudado e verificar se consegue respondê-las. Também é uma ótima ideia, por exemplo, para revisar as tarefas e encontrar possíveis erros.

5-Dividir o tempo livre entre cuidados pessoas, lazer e descanso

Pensar em outros assuntos, como por exemplo, assistir vídeos e dividir a atenção com a família também são coisas que ajudam na aprendizagem do(a) estudante. Por isso, a organização do tempo do dia também precisa incluir esses momentos.

Sugestão para organização:

Peça que o(a) estudante pense sobre o modo como utiliza o seu tempo livre. Depois disso, peça que reproduza um círculo em uma folha de papel dividido em 24 partes. Cada uma deve ter cores diferentes e irá corresponder ao tempo que ele reserva diariamente para:

  • Ver televisão;
  • Praticar atividades físicas;
  • Ler;
  • Estudar;
  • Ficar com a família;
  • Dormir.

6-Não desistir quando uma tarefa é difícil

Errar faz parte do processo de aprendizagem. Em outras palavras, é importante que os(as) estudantes continuem tentando acertar, e lembrem-se de reconhecer suas dificuldades e procurar ajuda para superá-las. Além disso, esse processo vai contribuir para que desenvolvam a autonomia, habilidade tão importante para sua preparação para o futuro.

Acima de tudo, para que a dinâmica do estudo autônomo funcione e, consequentemente, possibilite a aprendizagem, é fundamental que a família acompanhe de perto e apoie os(as) estudantes nessa caminhada.

Esperamos que as dicas ajudem e desejamos bons estudos a todos!

Gostou do conteúdo? Então conte para a gente nos comentários!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “6 Dicas para o estudo autônomo

Deixe um comentário